domingo, 10 de fevereiro de 2008

Os grandes voltaram a ser grandes?

O Campeonato Estadual do Rio de Janeiro (pois carioca é aquele que nasce na cidade do Rio) tem, depois de 14 anos, os quatro grandes disputando o título. No final de semana que vem serão disputadas as semi-finais da Taça Guanabara, equivalente ao primeiro turno da competição, com Flamengo x Vasco e Botafogo x Fluminense.

Este quadro mostra a diferença de nível entre as grandes e pequenas equipes do Rio neste ano. Essa diferença, que havia ficado escondida nos últimos anos (já vimos Americano, Volta Redonda, Cabofriense e América brigando pelo título), aparece muito por culpa do regulamento do atual torneio.

Além do inchaço no número de participantes, que passou de 12 para 16 e permitiu a participação de times semi-amadores como Cardoso Moreira, Duque de Caxias e Mesquita, os grandes clubes não jogam fora de casa.

Ou seja, os quatro grandes não saem para jogar no interior, onde tudo poderia ser diferente. Assim, a primeira fase do estadual do Rio serviu apenas de preparação para os grandes, que trucidaram os pequenos, sempre goleando.

E só nos cabe perguntar: os grandes voltaram a ser grandes? Ou os pequenos voltaram a ser pequenos? Ou melhor, será que o regulamento força os grandes a serem grandes e os pequenos a serem pequenos?

2 comentários:

Rodolfo Morsoletto disse...

Acho que Fla e Flu voltaram a ser grandes. Os dois elencos estão muito bons. Botafogo e Vasco estão no mesmo nível do ano passado, até pior eu diria. Os pequenos disputariam a Série A-3 paulista. Concorda?

Tiago E. S. Segura disse...

Grande Rodolfo Morsoletto, que sempre afirmou que Wellington Paulista seria o novo Carea!
Concordo quanto ao Fla, Flu e Vasco. Acho que o Botafogo tb esteja melhor, no caminho certo!
o Madureira disputaria a A 2 do Paulista e os outros se dividiriam entra a A 3 e a Segundona!